quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pensa que é triste ser feio?

Postado por Thiago Ghougassian

Estava usando meu Microsoft Word 2000 (desisti de instalar versões novas já que a empresa atualiza a cada semana) em casa quando resolvi mexer em suas funções. Não imaginava que aquele programa tinha tanta coisa, inclusive dicionário de sinônimos. Como estudante de jornalismo não poderia deixar de usa-lo. Escrevi então algumas palavras, somente para testar. Dentre as palavras encontrava-se “feliz”. Cliquei então com o botão direito do mouse em cima de “feliz” e vi suas variações: afortunado, bem-aventurado, ditoso, próspero, belo. Esse último sinônimo me chamou a atenção: belo. Selecionei então “Dicionário de Sinônimos” e achei uma lista completa. “Belo” eles citavam no sentindo de adjetivo. Me perguntei: então o que não for belo não é feliz? Digitei então “belo” e vi seus sinônimos: encontrei “alegre”. Pensei que iria encontrar esse adjetivo como sinônimo de “feliz” e não de “belo”. E o pior: quando escrevi “feio”, nenhum sinônimo foi encontrado.
Rapidamente fui submetido á minhas aulas de filosofia, estética, sociologia e teoria da comunicação. Porque o feio, ou não-belo, não pode ser feliz? Certo, é paranóia de minha cabeça, mas num programa de computador tão global quanto o Word, isso é altamente duvidoso. Será que a globalização e a ditadura da beleza chegaram a um dicionário de sinônimos?
Desliguei então o computador e fui procurar “feliz” no Aurélio. Não constava “belo”. Em “belo”, ai sim eu encontrei “alegre”. Desconfiei que a Microsoft quer se aproveitar da facilidade que o dicionário de sinônimos proporciona para inserir um conceito tão mal-explorado e dominado pela cultura de massa de “belo” e “feliz”.
Naquele dia pude concluir que a ditadura da beleza está presente, não somente nas revistas, televisão, jornais, desfiles de moda e vitrines (onde manequins são magérrimos, exceto em lojas de tamanho XGG), mas também num programa de edição de texto, onde milhões de apostilas, livros, pensamentos, aulas, lições, documentos são redigidos.
Espero que na semana que vem, quando a Microsoft lançar a próxima atualização do Word, preste mais atenção nisso e coloque “alegre” como sinônimo de “feio”, ou pelo menos um sinônimo não discriminatório para a não submissão do ser nesse conceito de beleza.