quinta-feira, 3 de julho de 2008

Os olhos da cara

Postado por Thiago Ghougassian

Estava andando no shopping, com seu salto fino, um vestido preto modesto, alguns brilhos na orelha e com a bolsa no ombro. Media cerca de 1,60cm, tinha olhos amendoados, nariz fino e lábios pintados por um batom nada chamativo. Olhou para o lado e viu uma calça jeans fabulosa: escura, com rasgos na barra e o corte do bolso ia até metade da coxa. Não tinha preço. "Não vou gastar com besteiras" e seguiu pelos corredores do shopping.
Passou em frente a uma loja que tinha artigos para casa. Entrou para ver se achava o cinzeiro para a sala de visitas que tanto procurava. Colocou o salto esquerdo na loja e logo foi abordada por uma vendedora:
- Posso ajuda-la?
- Ahn... Estou só olhando.
- Mas é claro... Todos estão só olhando! Porque "estou só olhando"? Diga que não quer ajuda! Foi o que lhe perguntei, certo? Diga que entrou só para fugir desses corredores entupidos de gente mórbida que não vão ao parque! Sim, veja todos os artigos da loja, mas não me venha pedir ajuda depois com perguntas estúpidas do tipo "quanto custa?" sendo que o preço está embaixo do produto, "fazem para presente?", "só tem nessa cor?"! E não coloque suas unhas recém-feitas naquele vaso! Ele é sensível de mais para pessoas que "só olham"!
- Mas... De fato eu...
- O que? Está só olhando? Quer ajuda para olhar? Posso emprestar meus olhos para você e não, não faço para presente e só tem nessa cor! Está vendo aquele porta-retrato? Pois bem... Todos olham para ele, perguntam quanto custa e saem da loja? 43 reais não é dinheiro algum para pessoas com vestidos pretos super decotados!
- Mas...
- Aposto que quando foi comprar essa bolsa disse que "estava só olhando" e, olhe para você agora! Desfila com ela como se fosse um troféu! Ah, mas você encheu a pobre vendedora com perguntas: "vocês parcelam?", "tem desconto?". E agora você trás essa mala de mal gosto para ver algumas cadeiras, decoração de mesa e cinzeiros!
- Você tem cinzeiro?
- Mas é óbvio que sim! Se não tivessemos pessoas como você não entrariam nessa loja! Veja, cinzeiros redondos, brancos, vermelhos com roxo, retangulares e com espaço para apagar! Mas não é o bastante né? Você vai querer um hexágono laranja e verde, com desenhos de elefantes cinzas meio-tom SÓ PORQUE NÃO TEMOS E VOCÊ SABE DISSO! E depois vai virar as costas, mal agradecer e rir da minha cara e ainda dizer: "mas nessa loja não tem nada".
- Eu gostei daquele preto...
- Ah gostou? Pois então pegue, levante e encontre algum defeito para ele! É pesado de mais ou preto de menos? Não é grande ou não combina com sua toalha amarela de renda?
- Quanto custa?
- O bastante para fazer você achar que não vale isso! E não, antes que você me encha com suas perguntas feitas, eu não darei desconto para você e não adianta chamar minha chefe porque ela está numa viagem para China PARA COMPRAR MAIS TRANQUEIRAS QUE VOCÊ OLHA E NÃO COMPRA!
- Certo... Vou leva-lo.
- Não sei embrulhar para presente se é o que quer dizer com isso! Eu não ganho para rasgar durex e colá-lo num papel que eu sei que você vai ragar em casa e trocar por uma sacola que comprará na próxima loja!
- ...
- O que? Ah sim, desculpe, MUITO OBRIGADA POR CONTRIBUIR COM CINQÜENTA E DOIS CENTAVOS NO MEU PAGAMENTO QUE SERÃO DESCONTADOS DAQUI SETE SEGUNDOS!
- Eu só ia agradecer...
- Aaaaah... De nada sua ingrata! Venha trabalhar todo o sábado e domingo enquanto meu namorado vai com os amigos da faculdade fazer churrasco e eu não estou lá porque? PORQUE ESTOU AQUI FALANDO COM VOCÊ QUE MAL OLHA NA MINHA CARA! Enquanto ele come picanha, eu vejo meu vale-refeição diminuir porque estou comendo a mesma comida da semana inteira porque minhas opções alimentícias nesse shopping se esgotaram!
- ... Pode me entregar a sacola?
- Você comprou mesmo?
- Obrigada, bons argumentos - e saiu da loja, deixando a vendedora abismada.