Além de aproximar pessoas, o riso pode proporcionar uma vida mais saudável e até mesmo auxiliar na cura de doenças
Thiago Ghougassian
São Paulo
Você já riu hoje? Deu aquela gargalhada que te deixou sem fôlego, vermelho e com os olhos cheios d’água? Se olhou no espelho de manhã e riu porque estava com a cara amassada e o cabelo bagunçado? Você simplesmente deu uma risada porque tem muito trabalho te esperando? Se suas respostas forem negativas, atenção: rir fortalece seu organismo e combate uma série de doenças.
A risoterapia (terapia do riso) é um conjunto de ações que geram o riso e o bem-estar. Existe desde 1960 quando o editor da revista Saturday Review, Norman Cousins, desenvolveu espondilite anquilosante, uma doença parecida com artrose, causada pelo excesso de preocupação e aborrecimentos no trabalho. Já doente há um tempo, o executivo se perguntou: “bem, se emoções negativas causaram isso em mim, as positivas podem reverter esse quadro”? Dito e feito. Para cada 10 minutos de boas gargalhadas, ele percebeu que dormia 2 horas sem dor alguma. Com o consentimento dos médicos, ele se mudou para um hotel perto do hospital e, aliado ao medicamento, ele assistia comédias, lia livros divertidos e gostava de ouvir piadas de todos que o visitavam. Em pouco tempo, seu quadro clínico melhorou surpreendentemente e fez com que os médicos estudassem mais sobre esse fenômeno.
Na verdade, a importância do riso tem suas raízes históricas. O naturalista britânico Charles Darwin, em seu livro “A expressão das emoções no homem e nos animais”, de 1872, classificou o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais. Sigmund Freud mencionou em seu trabalho “A Graça e suas Relações com o Inconsciente”, de 1916, que uma cena cômica e o riso dela decorrente melhoravam a saúde física e mental. E quem nunca ouviu o dito popular “rir é o melhor remédio”?
O advogado Marcelo Pinto, mais conhecido como Dr. Risadinha, dedica, desde 2000 parte de seu tempo a estudos sobre os benefícios do riso para o corpo. Dono de uma risada singular e um humor notável, ele afirma: “O riso é a ginástica mais completa que existe. Você movimenta uma série de músculos internos e externos, dando a sensação de bem estar”. No ano passado, o Dr. Risadinha lançou pela editora Gente o livro “Sorria, você está sendo curado”. O livro-guia traz diversos motivos para você rir, aliviando o stress e as doenças físicas, além de contar com diversos estudos e curiosidades sobre o riso. “O riso fortalece o organismo, cria mais organismos de defesa e aumenta a auto-estima da pessoa, dando mais vontade de viver e completando o processo de cura”, diz o advogado. Recentemente o Dr. Marcelo Pinto conseguiu a certificação de Líder da Gargalhada, pelo Clube da Gargalhada do Brasil e pela Escola do Riso de Portugal e, em breve, fundará o Clube da Gargalhada em São Paulo.
Muitas pessoas imaginam que a risoterapia é um método solitário de cura. Entretanto deve estar aliada a um processo medicamentoso e acompanhamento médico. Além disso, o Dr. Risadinha enfatiza a idéia do riso positivo: “O riso tem um lado perverso. Se você não souber usar o riso, você pode prejudicar as pessoas que seria o riso sem permissão, ou seja, rir de alguém e não com esse alguém. O que eu defendo é o riso com as pessoas e de preferência, rir de você mesmo. Quando você tiver com as pessoas, ria de você mesmo e permita que os outros deem risada com você para que depois você possa rir com elas".
Vários centros e hospitais oferecem esse tratamento paralelo. O Instituto CKK – Desenvolvimento Humano, em São Paulo é um deles. Lá, além de cursos como teatro, artes musicais e artes plásticas, eles constroem “uma vida baseada no riso feliz” por meio do Clube do Riso Feliz. Com reuniões semanais ou quinzenais, eles oferecem treinos em técnicas do riso, troca de experiências e meditação.
A Hasya Yoga, ou Yoga do Riso, foi fundada pelo médico indiano Madan Kataria e é responsável pela disseminação dos clubes de riso no mundo. Kataria chamou assim seu método terapêutico por ser inspirado em algumas técnicas do Yoga, mais especificamente os pranayamas e os asanas, adaptando-as para formarem seqüências harmônicas que têm por finalidade simularem uma boa gargalhada.
A Yoga do Riso tem como lema “Finja finja até que atinja”. O Dr. Marcelo Pinto diz que o cérebro não sabe diferenciar quando uma risada é espontânea ou forçada. O comando cerebral só identifica a ação física da gargalhada, por isso existem técnicas de riso forçado. Com certeza o riso espontâneo, tanto psicológica quanto socialmente é melhor, mas o resultado é o mesmo. “Socialmente o riso forçado só ajuda quando o chefe é quem conta a piada”, brinca Dr. Risadinha.
Sobre o riso, o comediante Bruno Motta afirma: “Acredito, como vários mestres do humor me ensinaram, que rir é uma espécie de remédio da alma”. Motta é considerado por ícones como Chico Anysio e Tom Cavalcante uma revelação do humor e ganha cada vez mais admiradores em suas performances de comédia stand-up. “Já recebi vários e-mails de pessoas dizendo que levam uma semana mais leve quando me assistem. É extremamente recompensador. Acho que seja um sinal de que a gente faz a coisa certa”, diz o comediante.
Ambos concordam que rir é de fato o melhor remédio: “Eu vivo de bom humor e procuro sempre o lado mais divertido das coisas, mesmo que seja irônico ou sarcástico. Estar de mau humor ou reclamando das coisas não vai ajudar a resolver nada”, conta Bruno Motta e o Dr. Risadinha complementa: “A gente consegue tudo na vida com alegria. Por mais que sua profissão ou atividade seja séria, seriedade e alegria se completam, não são opostos. Os trabalhos sérios feitos com alegria são mais sérios do que aqueles feitos com sisudez”.
A risoterapia como remédio traz diversos benefícios. Além de ser de graça, você pode levar e usar a hora que quiser e não precisa de orientação médica. Porém, como todo medicamento, existem duas contra-indicações: o riso sem permissão e a superdosagem: “Se você rir de mais, o xixi nas calças é inevitável”, avisa o advogado.
MAIS INFORMAÇÕES
Dr. Marcelo Pinto - www.doutorrisadinha.com
Instinto CKK - www.ckk.org.br
Bruno Mota – www.brunomotta.zip.net
03 de Maio – Dia Mundial do Riso
São Paulo comemorou pela primeira vez o Dia Mundial do Riso. Ás 10h30 o Dr. Risadinha fez, no Parque o Ibirapuera uma grande festa para comemorar essa data. Através do http://doutorrisadinha.blogspot.com é possível acompanhar como foi o evento.