quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Garotos não populares não vão a festas de debutantes

Postado por Thiago Ghougassian

Isso é fato e se eu quisesse não escreveria mais nada. Garotos não populares não vão a festas de debutantes e ponto final, não há o que discutir. Se você é popular, logicamente todas as cocotinhas de 15 anos vão te convidar para as festas badaladas, cheias de frufru e bebidas semi-alcoolicas, se você não é, não convidarão. Para que? Mas me estenderei um pouco.
Como perceberam eu não era popular no meu colégio. Fui somente a uma festa de debutante (uma única festa, sem contas absurdas e nenhum segundo para recontar as festas) de uma amiga (aliás, Ana Luiza, muito obrigado). Fui com uma ex-namorada. Lembro somente dos sofás, da música alta, do Sex on the b
each (dicionário instantâneo: bebida alcoólica bem doce), o filmes Scooby Doo passando em dois telões e vários doces em potes grandes, distribuídos por um salão extenso. Todos estavam animados, inclusive eu (estaria animado ao dobro se soubesse que aquela era minha única festa de 15 anos) que dançava e abraçava minha ex-namorada. Lembro vagamente de pessoas correndo para fora do salão para vomitar (adolescente quando bebem é mais vergonhoso do que horário político) e tomar um pouco de ar. Lembro que tinha um casal (na verdade só vi a menina pois ela estava praticamente em cima do namorado) se beijando delicamente (irônico, óbvio) ao meu lado.
Lembro que a gravata apertava meu pescoço e o paletó me incomodava uma vez
que quando esticava o braço, ele encurtava. Os sapatos apertavam meu pé de uma forma absurda e o gel de péssima qualidade escorria na minha testa, fazendo companhia para o suor. Mas a questão era: porque eu estava ali? Sabia que tinha alguma coisa haver com menstruação e beijo em meninos, mas era meio confuso para minha cabeça. Uma festa para comemorar sangue? Seres humanos sempre me intrigaram. Daí então descobri que era para festejar uma nova fase na vida da menina, onde ela começaria a fase adulta já que garotas amadurecem antes dos meninos. Certo, mas eu lembro que a garota que estava beijando o namorado “delicadamente” do meu lado tinha 13 anos e lembro que vi uma amiga minha que havia acabado de completar 14 anos, correndo para vomitar no jardim, enquanto eu procurava uma bala de pêssego no pote cheio de balas... Mas enfim...
Eu sai as 3 da manhã da festa. Achei o máximo, uma vez que era o horário mais tarde que havia estado fora de casa. Nunca fui um cara super baladeiro, então me content
ava com pouco. Mas sei que havia assumido um status incalculável na festa (pelo menos com meus amigos) pois havia ido com minha namorada. Certo, o status acabou as 3 da manhã, mas mesmo assim me sentia super feliz.
Não tenho (e nunca vi) as fotos da festa de Ana Luiza, mas me lembro perfeitamente dela e das amigas (populares) dela descendo uma escada, indo de encontro com os convidados e fotos de Ana Luiza que cobriam parte das
paredes do local. Foi uma festa e tanto. Comentei sobre a festa durante 2 meses, enquanto os populares já haviam ido a, pelo menos, 5 festas durante esse tempo. Eu lembrava do Scooby Doo e eles lembravam da bebida.
Nunca fui complexado em não ser conhecido ou ter um status elevado. Como bom leonino, lógico que gosto de ser o centro das atenções, mas naquela época eu gostava de jogar vôlei, ficar na internet e assistir filme. Hoje vejo que não perdi muita coisa: assim com as fotos da festa se perderam, muitas memórias de outros garotos que foram a zilhões de festas de debutante, se perderam também. Certamente parte deles não lembra exatamente como foram essas festas ou quem estava lá, talvez porque estavam ocupados vomitando ou porque estavam preocupados caçando garotas. Mas a verdade é que a única festa que fui, foi realmente muito boa e percebi que somente Ana Luiza era minha amiga. Hoje não faço idéia do que ela esteja fazendo, onde esta morando ou com quem está se relacionando. Não faço idéia também do dia que ela faz aniversário, mas sei que depois daquela festa eu escrevi um poema chamado “Ana Luiza” (coisa de garoto) e dei a ela, em consideração a sua amizade. Se nos encontrarmos hoje, certamente ela me chamará de “Poeta”, como havia feito assim que entreguei o poema.
O fato não é somente que garotos não populares não vão a festas de debutantes, mas sim que não importa o quão legal, especial, engraçado, inteligente e boa companhia você seja, a classificação para você ter status vai ser um mistério. Talvez ninguém saiba ao certo porque aquele cara é popular ou porque aquela garota é o centro das atenções no intervalo, mas fique esperto: tenha sempre em mãos o calendário com as datas dos próximos aniversários. Quem sabe você não vá a uma festa de debutante? Bebida e pegação com certeza você vai ter de sobra.