quarta-feira, 24 de junho de 2009

Enrola o diploma e fuma

Postado por Thiago Ghougassian

Eu disse que não postaria mais nada falando do diploma de Jornalismo, mas quando peguei o meu Metro de hoje e vi a seguinte manchete: "Justiça derruba parte da lei antifumo de Serra", repensei.
Então a Justiça derruba uma lei desse tipo e veta o diploma? A Justiça está, aos poucos, tirando a lei antifumo, uma lei tão bem feita e que zela pelo ar e saúde das pessoas que não desejam fumar mesmo que indiretamente. Agora, os jornalistas que se dedicam ao estudo e compreensão das necessidades de informação do público que se lasquem e que se igualem profissionalmente a pessoas despreparadas para isso pelo simples fato de saberem escrever e usar a nova lei de acentuação? Ah, por favor...
Porque a mídia não usa todo o poder para exigir essa legalização do diploma novamente? Me armo de certezas para dizer que os fabricantes de cigarro, pessoas que fumam e até mesmo comerciantes estão de mãos dadas para derrubar de vez a lei antifumo. Muito me estranha a mídia ser considerado o 5º poder e não se mexer para ir contra isso, pensando na qualidade do jornalismo.

Desculpem esse momento revolta. Na semana passada eu "até" concordava com a não-obrigatoriedade do diploma, uma vez que pensava que somente pessoas graduadas pudessem brincar de ser jornalista. Porém, conforme fui me informando e munindo de informações, pude comprovar que essa pataquada que chamam de "liberdade de expressão" é uma grande furada.
Como JORNALISTA eu assumo meus erros.