Desde seu começo, o atchim do oinc oinc (lê-se "gripe suína") devastou a mídia: jornais, revistas, rádios, internet, sinais de fumaça e telégrafos dedicaram-se a reportar tudo o que acontecia com o vírus do porquinho. A gripe já atingiu um nível de pandemia altíssimo, fazendo com que laboratórios corressem pela busca de uma vacina que cure ou previna esse dodói. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já pediu gentilmente que as farmacêuticas que conseguissem uma vacina comercializada, doasse alguns lotes para países pobrezinhos.
Fazendo pesquisas, testando, errando, gastando dinheiro, fazendo anotações, passando dias e noites trabalhando, o laboratório suiço Novartis obteve a vacina e agora está na fase de testes para comercialização. O laboratório desenvolveu com maior rapidez pois usou uma técnica de inoculação do vírus em células, em vez de recorrer à produção tradicional em ovos. O método permite um ganho em escala de produção, além de maior rapidez no processo. Porém, a Novartis disse que "se nega" a dar lotes a OMS. Isso deu mais mídia do que a própria gripe. "Como assim?", "Cadê a responsabilidade social?", "Queria ver se o filho de algum cientista tivesse gripe suína e o pai não conseguisse comprar", "Eles exploram mão de obra barata" e coisas do tipo apareceram por ai, somente socando a coitada da Novartis.
Existem pessoas muito radicais sabe... Ou elas amam ou odeiam. Infelizmente as pessoas não sabem se informar. Elas acreditam na primeira manchete que leem quando passam por uma banca ou quando avistam na capa de algum site. Uma grande maioria não busca a verdade, não lê vários veículos, não contata uma fonte oficial e cria uma barreira para novas opiniões e esclarecimentos. É esse o grande problema: falta de informação.
O que acontece? A Novartis não é uma empresa filantrópica! Tem funcionários a pagar, pequisas a quitar e muito mais vacinas a desenvolver. O que a farmacêutica disse é que poderá vender a preço de custo para esses países mas nada impede que as organizações de saúde de cada país compre um lote e dê para a população. Em nenhum momento a Novartis disse cobraria das pessoas.
Depois de bombardear a empresa suiça, vários laboratórios falaram que se comprometem a doar vacinas assim que conseguirem desenvolve-las. Ora, mas faça-me o favor! Quero só ver se esses laboratórios fossem os primeiros a obter a vacina! Quero ver se eles não iam se aproveitar disso para lucrar! Nada mais justo...
Enfim pessoal, o problema vai além de "solidariedade". O problema está nas pessoas que distorcem tudo sem saber, sem entender, sem abrir uma parte de si para compreender o lado dos outros. Dai surgem matérias acabando com uma farmacêutica que conseguiu desenvolver a solução para a pandemia do momento. Isso eles não valorizam, passa batido.
Fugindo um pouco do assunto mas ainda nele, várias escolas estão adiantando as férias de julho por causa da gripe. Se o Bart Simpson fosse de verdade, ele estaria adorando a notícia! "Já que falta apenas 1 semana para o término das aulas, não achamos mal adianta-las" disse a diretora de um colégio em entrevista para a TV ontem. Acho que as empresas também deveriam fazer isso: ficar em recessão até a gripe passar... né!?
Só para animar um pouquinho, algumas piadinhas com essa gripe feitas pelo Kibeloco. (ah gente, temos que dar risada um pouquinho!)