quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cubo... Redondo?

Postado por Thiago Ghougassian

Desde pequeno, tenho aqueles cubos mágicos coloridos. Oficialmente chamados de cubo de Rubik, ele é um quebra cabeça em terceira dimensão inventado pelo húngaro Erño Rubik em 1974. Atingiu cerca de 900 milhões de unidades vendidas no mundo e esse número só cresce. A intenção desse cubo, para Rubik, era criar uma peça perfeira em si mesmo, geometricamente falando e exemplificar para seus alunos o conceito de 3D. Uma curiosidade: o cubo mágico possui 43.252.003.274.489.856.000, ou seja, 43 quintilhões de combinações possíveis diferentes. O cubo de Rubik original segue a variante 3x3x3, podendo ser encontrado de muitas outras formas. Eu não entendo nada de geometria e probabilidade, então não vou falar muito disso porque depois eu me enrolo e não sei explicar!

A verdade é que nunca conseguir ir além de um lado. Meu tio, depois de muito tentar, conseguiu 3 lados e eu o venerei. Na época que trabalhei na Starbucks, um cliente chamado Guilherme (@guifig - que ia sempre com seus brinquedinhos geeks), mandava muito bem e conseguia finalizar o cubo em menos de 1 minuto. Ele apareceu na TV já, participava de vários eventos e competições desse tipo... Enfim, ele é bom nesses cubos: tem de vários tamanhos, formas (sim, ele apareceu com um cubo que tinha a forma de um... não sei bem o nome da forma, mas se chama Megaminx 12) e jeitos. Era uma delícia para os olhos e uma humilhação pra cachola porque eu nunca soube montar.

Agora, o próprio Erno Rubik reinventou o cubo de Rubik, transformando-o em Rubik360. O objetivo é levar 6 bolinhas coloridas aos seus respectivos lugares, utilizando caminhos e buracos "existentes em três esferas de duas circunferências (não entendeu? É... Acho melhor vocês assistirem). Erno diz que o novo brinquedinho requer habilidade manual, técnica e lógica, ou seja, novamente eu não conseguirei usá-lo.

Sem previsão de lançamento no Brasil, o Rubik360 tem preço médio de US$ 15 (cerca de R$30). Para quem quiser comprar direto do site oficial, ficará chupando o dedo pois eles não tem estoque da peça.

É um prato cheio para o @guifig e todos que gostam dessas diversões. Fikadika!